
Veja o Manifesto da Chapa 2 - “Opção de Luta” para o Sindiute:
O movimento sindical brasileiro tem passado por reveses, ao longo do tempo. Hoje, percebem-se os efeitos de acontecimentos que levaram as instituições sindicais a se atrelarem ao poder constituído: ao invés de lutarem exaustivamente pelos interesses dos trabalhadores, essas entidades tornaram-se meras correias de transmissão das decisões emanadas dos centros de poder que comandam a política nacional.
Por isso, faz-se necessária a reorganização das estruturas sindicais, tornando-as independentes e mais centradas na defesa dos direitos da classe trabalhadora.
Por meio dessa concepção, acreditamos que o papel do(a) educador(a) nesse processo, de reconstrução do movimento sindical, começa com a sua participação nas instâncias de seu Sindicato.
Nos dias 7, 8 e 9 de outubro ocorrerá a eleição para nova diretoria do SINDIUTE e precisamos renovar, quebrar as amarras da velha oligarquia de quem está no poder e nunca quer sair, perpetuando-se como “representantes do povo”.
Acreditamos que a renovação no nosso Sindicato vai servir para dar um basta nos escândalos rotineiros que têm afetado o seu funciona-mento, sem que ninguém assuma concretamente a responsabilidade pelos acontecimentos.
O Fórum dos Trabalhadores da Educação participa da eleição do SINDIUTE com a chapa 2 OPÇÃO DE LUTA, composta por professores da base, que acreditam em um sindicalismo honesto e democrático, com inserção nas políticas educacionais e, principalmente, na superação do sistema capitalista.
Convidamos todos(as) os(as) educadores(as) a somar conosco, na construção da OPÇÃO DE LUTA, apresentando e defendendo as nossas propostas:

- Plenárias zonais e regionais na defesa do SINDIUTE;
- Fim dos contratos temporários;
- Estudar, discutir, participar e apresentar propostas de reformulação das Leis Trabalhistas via Movimento Sindical;
- Acompanhar e fiscalizar os recursos da educação;
- Formar novas lideranças sindicais, promovendo uma conscientização da categoria no debate político e orientá-la sobre as questões trabalhistas;
- Escolha democrática para eleição de Diretores das Unidades Escolares, de acordo com a Lei Orgânica do Município;
- Promover seminários, principalmente com temas relevantes à Educação;
- Parceria com Movimentos Sociais organizados para criação da Universidade Socialista e Popular;
- Transparência na prestação de contas expondo-as no site do SINDICATO e fazendo o detalhamento das receitas e despesas;
- Encaminhar propostas à PMF para criação de equipes multidisciplinares de atendimento aos professores(as);
- Criação de comissão de acompanhamento ao IPM, ao credencia-mento e às clínicas de atendimento ao servidor.
- Fazer cumprir o PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) de forma integral.
- Criação de espaços para divulgação de experiências exitosas dos educadores;
- Concurso Público para todos os profissionais da educação;
- Política de incentivo aos educadores para produções artísticas, literárias e culturais;
- Apoio e luta para valorização dos servidores públicos e melhorias nos ser-viços públicos;
- Resgate da ética nos relações políticas e educacionais;
- Redução de carga horária sem redução de salário;
- Reformulação do Estatuto do Magistério já;
- Garantia de transferência dos (as) professores (as) para escolas próximas de sua residência, sem depender de permuta;
- Promover uma ampla Campanha de Sindicalização;
- Comissão permanente de negociação com os governos CID GOMES e LUIZIANNE para garantir a implementação do Piso de acordo com a Lei;
- Assembléia zonais com professores, pais, alunos: para trabalhar a valorização dos educadores.
São esses e muitos outros pontos que acreditamos buscar em favor da melhoria da ação da diretoria do SINDIUTE e articulação de sua base, pois os desafios continuam e, numa sociedade classista, onde a burguesia detém o poder, as conquistas sempre serão em doses homeopáticas, o que requer resistência, paciência histórica, capacidade de mobilização e organização sindical da classe trabalhadora, para conquistar uma sociedade emancipada, com igualdade e liberdade para todos.