O PT foi fundado por trabalhadores e trabalhadoras, baseado na filosofia do Socialismo e na defesa do proletariado. Na sua conformação, reuniu também as militantes feministas que trouxeram para o partido a luta contra as opressões sofridas pelas mulheres, como um elemento estruturante da luta pela transformação radical da sociedade.
O Coletivo Marxista, mesmo carecendo de uma política de organização de mulheres no movimento feminista, sempre esteve inserido na luta pela superação do machismo, do racismo, da homofobia e de toda forma de preconceito e discriminação. No Ceará as mulheres do CM sempre estiveram no coletivo e à frente da Secretaria de Mulheres do PT.
As mulheres do CM, compreendendo que uma corrente marxista precisa influir na organização das mulheres para o fortalecimento do movimento feminista na defesa intransigente da construção do Socialismo, defende a concepção deste movimento sob uma ótica marxista. Isso quer dizer atuar com o objetivo de organizar as mulheres nos partidos políticos de esquerda e nos movimentos sociais, para romperem com o machismo que permeia as relações entre homens e mulheres e para construirem suas bandeiras de luta rumo ao socialismo.
PROPOSTAS DE ORGANIZAÇÃO PARA AS MULHERES DO CM:
1. - Elaborar programa de debates sobre as questões de gênero e classe, garantindo que a somatória das opressões sofridas pelas mulheres, seja na convivência partidária, doméstica, trabalhista ou outras, sejam desmistificadas e enfrentadas;
2. - Realizar, em conjunto com as companheiras de outras correntes do PT e movimentos feministas organizados, a formação feminista para as mulheres em cada estado, convidando também os companheiros, para que possam avançar em suas concepções em relação às lutas feministas-socialistas;
3. - Incentivar a atuação nos movimentos de mulheres, bem como a difusão do programa socialista-feminista nas organizações das trabalhadoras, estudantes, sem-terra, sem-teto, em seus sindicatos, associações, DCEs, CAS e movimentos de bairro;
4. - Incentivar em todo o país a formação de Coletivos de Mulheres do CM, para levar adiante a construção do setor, bem como de suas resoluções, debatidas e aprovadas em Encontro próprio.
5. - Criar o Coletivo Marxista de Mulheres, em nível nacional.
6. - Organizar Oficinas Temáticas para as Mulheres nas comunidades.
7. - Articular com outros coletivos: ecologia, trabalho e renda, sindical, educadores, juventude etc., a fim de construir políticas mais gerais.
Coletivo de Base das Mulheres
Nenhum comentário:
Postar um comentário